Como montar uma padaria no momento atual

O tradicional modelo de negócios das padarias sofreu grandes impactos durante a pandemia. Historicamente acostumados a um relacionamento presencial diário com os clientes, esses estabelecimentos precisaram se comunicar de outra forma com eles quando a quarentena foi decretada. Ainda que as padarias não tenham sido obrigadas a fechar as portas, a circulação nas ruas caiu drasticamente. O cenário de crise trouxe à tona uma pergunta: como montar uma padaria, que reúne o melhor do modelo antigo, as novas demandas e as possibilidades oferecidas pelos meios digitais?

Antes da pandemia, de 80% a 90% das padarias funcionava exclusivamente no modelo offline. “Eles se perguntavam: ‘cadê meu cliente que estava aqui?’. As padarias sabiam quem vinha, a que horas vinha e o que comprava. Mas não sabiam como se relacionar com este cliente fora dali. Precisaram entender como montar uma padaria que também funcionasse no modelo online.” Dentro os negócios inseridos no segmento de alimentação fora do lar, as padarias são as que concentram maior número de visitação, de 12 a 14 vezes por mês. É um cliente regular, que precisa ser fidelizado por todos os canais possíveis. “Era um segmento despreparado para as vendas online, gerido por empresários apegados ao modelo antigo e resistentes aos avanços tecnológicos. O ponto positivo foi que as padarias puderam se manter abertas, o que permitiu captar dados dos clientes para conjugar comunicação online e offline. Tiveram de apresentar aos clientes os novos canais: aplicativos, delivery próprio, loja online, redes sociais.”

Consumo em mutação

Segundo Diego Souto, consultor de negócios do Sebrae-SP, “O despertar para o ambiente online vinha a passos lentos. As padarias estavam confortáveis com os clientes do bairro e não estavam acompanhando as mudanças no comportamento de consumo. Não sabiam como montar uma padaria em versão mais tecnológica. Já vinham perdendo espaço para os supermercados, que há alguns anos resolveram investir em panificação de qualidade para garantir que o cliente ‘resolvesse’ todas as compras no mesmo ambiente, oferecendo, inclusive, a opção de compra e entrega via aplicativos. Agora, as padarias avançaram cinco anos em cinco meses”, comenta.

Para ajudar empreendedores(as) do setor nesta transformação, elencamos abaixo as recomendações de especialistas sobre como montar uma padaria e otimizar ganhos unindo os mundos online e offline.

1-Como montar uma padaria hoje

A flexibilização e retorno às ruas não são o caminho para “voltar ao modelo antigo”, com foco apenas no salão. É preciso seguir firme, forte e eternamente com os outros canais, que foram criados não apenas para suprir dificuldades em um período de emergência, mas para contemplar os novos hábitos de consumo.  Normalmente o cliente da compra online adquire de duas a três vezes mais do que o que vai à loja física. A ampliação das vendas online é fundamental para compensar queda no salão, que seguirá. O desafio, portanto, é entender como montar uma padaria que contemple tudo isso.

2-Cuidando dos processos

Passa a ser fundamental o aumento do ticket médio das padarias que só se dará a partir de uma revisão dos processos, já que o número de locais de consumo diminuiu. Se o empresário enxergou e acolheu as novas necessidades do seu cliente e ao mesmo tempo cortou custos com revisão de cardápio e de estoque, a margem deveria ter aumentado.

O período da quarentena e restrições de circulação foi excelente para rever a gestão e os custos operacionais e entender como montar uma padaria para este novo momento. Promovendo remanejamento da equipe, realocando alguns funcionários do salão para o delivery, e também revisando o cardápio para enxugar perdas e adequá-lo à demanda. Lançar novidades como um PF mais barato nos almoços durante a semana com o objetivo de ampliar a base e de atender o cliente que estava buscando refeições em padarias que fossem acessíveis a ele durante o período de home office, trata-se de uma excelente opção.

3-Delivery: maneiras de atuar

Delivery agora trata-se de comodidade. O diferencial está no tempo de entrega, na qualidade dos produtos e em conseguir levar a melhor experiência possível para o cliente.

Para isso, é fundamental manter um atendimento muito profissional e exclusivo para os pedidos remotos.

4-Relacionamento x fidelidade

Também é fundamental desenvolver um olhar mais humanizado e estar atento às demandas que surgem para saber como montar uma padaria que se encaixe no pós-pandemia. “O que as famílias estão querendo? Que kits posso criar para que o cliente que vem à minha padaria possa levar uma boa experiência para ter em casa com a família dele?”, provoca Diego Souto, do Sebrae.

5-Loja física: mantendo a tradição

O investimento nos canais online não significa desatenção ao atendimento no local. É preciso garantir que o cliente se sinta seguro para voltar a frequentar o salão, que enxergue cuidados com higiene e organização do fluxo interno. As padarias têm potencial para absorver clientes que antes almoçavam em restaurantes a kilo e que buscam alternativas.

Além disso, observa Souto, na hora de pensar em como montar uma padaria que atenda às expectativas dos clientes, pode-se pensar em implantar também a cultura do autosserviço, tão comum em outros países.

6-Plano de negócios 

No momento, reduzir gastos com funcionamento do salão e ampliar as entregas devem ser primordiais para preencher as lacunas que faltam no seu plano de negócios, como por exemplo, compra de novos equipamentos e reformas no local para ampliar a área de produção e ter mais agilidade. Planejamento para investir deve ser o foco.

7- Comunicação e marketing

Se a decisão é sobre como montar uma padaria mais tecnológica, desde o início da quarentena a opção é intensificar as postagens nas redes sociais e ampliar o orçamento de impulsionamentos, com foco especial no delivery.

Como a padaria pode funcionar para atendimento e delivery, vender e também pegar o WhatsApp dos clientes, é uma forma de criar uma lista de transmissão e trabalhar todas as formas e canais de comunicação e venda. Contratar profissionais para conduzir esses processos deve trazer um retorno a curtíssimo prazo.

8-Análise de dados

De acordo com Diego Souto, do Sebrae-SP, muitos empresários investem em sistemas completos de relacionamento com o cliente, mas usam apenas as funcionalidades financeiras. “É preciso abastecer sistema com dados de perfil e saber utilizá-los de forma estratégica. A mesma coisa ocorre quando entram nas redes sociais de forma amadora. É preciso aprender a tirar o melhor de cada ferramenta e analisar as métricas a favor do negócio.”

Quer aumentar a produção da sua padaria? Fale com a gente e conheça opções que podem ajudar seu negócio a produzir mais e também a economizar.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários ou nos envie um e-mail, que teremos o maior prazer em respondê-los.

vendas@palaciodasbalancas.com.br ou Whatsapp (19) 98136-3870.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/palaciodasbalanc/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 3783