5 dicas para turbinar a venda de pães

Delivery, embalagens, apresentação da vitrine, organização da cozinha… tudo isso pode alavancar a venda de pães! Confira 5 dicas para arrasar nas vendas 

Se tem um alimento do qual o brasileiro não abre mão é o pão. Ele está presente no café da manhã, nos lanches e até em acompanhamentos para massas ou sopas. Com a grande popularidade do pão, vem também uma oferta grande. Como se destacar nesse mercado e turbinar a venda de pães?

Para responder a essas questões, conversamos com especialistas e separamos dicas valiosas sobre o mercado de panificação. Confira!

Invista no delivery e em novos modelos de venda

A pandemia do novo coronavírus alavancou o delivery. Mas as padarias já recorriam a esse modelo antes de 2020, e tudo indica que as entregas em domicílio seguirão em alta.  O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação  e Confeitaria (Abip),  Paulo Menegueli,  destaca que no ano passado as vendas por delivery cresceram 30% entre as padarias.

Mas o pão precisa chegar fresquinho na casa da clientela – ninguém gosta de pão amanhecido nem amolecido. Portanto, é preciso tomar muito cuidado com o tempo de entrega. “O setor possui uma capilaridade muito grande. Isso significa que há padarias e confeitarias espalhadas por todas as cidades e em diferentes bairros”, opina Menegueli. “Com isso, a tendência é que o consumidor apoie e compre da padaria mais próxima à sua residência ou local de trabalho, o que diminui o tempo de entrega consideravelmente”.

A embalagem também tem influência direta na conservação do produto. “A crocância do pão pode ser mantida com uma embalagem adequada”, aconselha Rogério Shimura, chef e proprietário da Levain Escola de Panificação. “Por exemplo: saco plástico amolece o pão e faz perder a característica. O melhor seria o papel, porém pode ressecar o pão”.

Shimura também destaca modelos diferenciados de venda, como assinatura mensal de pães, já adotado por algumas padarias artesanais.

Capriche na embalagem e na apresentação

Além de manter a qualidade do pão, a embalagem também faz parte da apresentação do produto. Se, primeiro, come-se com os olhos, é necessário caprichar no visual.

“Uma dica é aproveitar a embalagem para escrever mensagens aos clientes, como: “Aproveite! Estamos sempre à disposição”; ou “Nós amamos ver você feliz. Compartilhe esse momento com a gente nas redes sociais”. Anexar bilhetes nas embalagens também é uma estratégia de aproximação”, aconselha Menegueli.

Cozinha organizada

Esse pode ser um grande desafio, principalmente quando falamos de pães de fermentação natural, que exigem maior cuidado e um tempo de preparo bem mais longo. Para que a produção seja otimizada, Shimura aconselha que o padeiro foque na fabricação de apenas alguns produtos, o que facilita o processo e planejamento.

Outra dica é pensar bem na disposição de equipamentos na cozinha. “É preciso técnica, equipamentos, tempo e espaço fabril maior para a fermentação dos pães”, diz. “Um bom layout da área fabril é fundamental para dar padronização e agilizar a produção”.

Invista em equipamentos

Alguns equipamentos também podem fazer toda a diferença para otimizar a produção e evitar desperdícios. “O uso do ultracongelador é uma tendência que veio para ficar”, afirma Menegueli. “É necessário aprender a preparar uma massa e deixá-la no ultracongelador, para colocá-la no forno depois, de acordo com a demanda. Isso é o presente e o futuro. Não dá para jogarmos pães especiais fora”.

Capriche na vitrine!

No salão da padaria, é a vitrine que chama a atenção da clientela para as delícias que saem do forno. Por isso, uma vitrine bem organizada é essencial para alavancar as vendas. “O ambiente precisa ser organizado, sem exageros ou excesso de informação. Um erro muito comum é amontoar muitas opções de pães, bolos e tortas em uma vitrine pequena. Isso confunde o cliente e dispersa a atenção de produtos especiais”, opina Menegueli.

Shimura lembra que também é importante organizar as vitrines de acordo com o período do dia ou datas comemorativas. “Devemos dar destaque aos produtos mais vendáveis”, diz. “A oferta de pães deve variar de acordo com a momento do dia: café da manhã, lanche, almoço, café da tarde (com pães doces, folhados) e pães salgados recheados e com cobertura, como focaccias”.

A manutenção e iluminação da vitrine também são essenciais. “Valorize a iluminação nas vitrines, para que os consumidores possam ver o que você está evidenciando. Faça uma agenda periódica de limpeza e renovação da sua vitrine, coloque itens novos misturando produtos que possuem boa e pequena saída”, diz Menegueli.

Quer mais dicas? Os especialistas também recomendam cativar a clientela de outras formas: que tal um forno à vista dos clientes? Outra opção é promover degustações dos pães que estão na vitrine.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários ou nos envie um e-mail, que teremos o maior prazer em respondê-los.

vendas@palaciodasbalancas.com.br ou Whatsapp (19) 98136-3870.

Até a próxima. Conte conosco!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/palaciodasbalanc/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 3783