Chapas, Churrasqueiras Elétricas ou Char Broilers, qual a melhor opção para seu negócio?

Quando estamos montando nosso negócio é muito natural surgirem dúvidas em relação a tipo de equipamentos devem compor a cozinha e mais especificamente, a área de cocção. E para saber qual a melhor opção para você, é preciso pensar em alguns aspectos.

Há diferenças entre as chapas, as churrasqueiras elétricas e o estilo de chapa americano, o Char Broiler. Qual dessas será a melhor para seu estabelecimento?

Nas linhas abaixo citamos as principais características de cada um. Vamos conhecê-las?

Chapas – a gás ou elétricas

As chapas são elementos essenciais nos restaurantes, lanchonetes bem como nos food trucks. Ela é perfeita para fritar alimentos, selar a carne, preparar bacon, ovos e também para dar aquela grelhada nas carnes.

Na maioria dos modelos ela é de superfície lisa, podendo ter o acessório da prensa. Existem várias opções de tamanhos e espessuras, atendendo a necessidade de grandes ou pequenas demandas. Uma boa vantagem das chapas é a facilidade para higienizá-las.

Existem modelos de chapas com funcionamento a Gás ou Elétricos. A chapa a gás GLP em geral é mais baratas tanto no preço quanto no consumo, porem exige que sua instalação seja realizada por profissionais especializados. Já a chapa elétrica possui a vantagem de não precisar de profissionais para sua instalação e por permitir um melhor controle de temperatura, tornando mais fácil acertar o ponto da carne.

 

Char Broilers

O char broiler é um equipamento semelhante a uma churrasqueira elétrica, porém, apesar da sua similaridade com a churrasqueira, eles têm a vantagem de não produzirem muita fumaça, serem muito fáceis de limpar e serem compactos, o que o torna ideal para locais pequenos e fechados.

Muitos modelos de char broilers possuem uma gaveta recipiente para água, assim a gordura que é eliminada pela carne escorre para o fundo dessa gaveta onde ocorre um processo de defumação da carne, proporcionando um sabor que remete ao das carnes preparas em churrasqueiras a carvão ou lenha. Outro benefício é que quando comparado à churrasqueira possui um controle muito maior sobre a temperatura utilizada, uma vez que as grelhas apresentam uma espécie de termômetro que permitem ajustar mais precisamente a temperatura no interior do aparelho.

 

Churrasqueiras

No mercado gourmet é possível encontrar diversos modelos de churrasqueiras. Existem churrasqueiras que são abastecidas com carvão ou lenha, outras a operam com gás e há também as elétricas. No entanto qual a influência disso no resultado de sua preparação na churrasqueira?

A diferença é que nas que utilizam lenha ou carvão a carne sai com aquele gostinho defumado, deixando-a muito mais saborosas. Entretanto, ela exige um certo período para fazer o fogo, o que pode levar um tempo maior no preparo, podendo emitindo muita fumaça e pode ser perigosa, se não for manuseada da maneira correta.

As churrasqueiras a gás são mais ecológicas e conseguem preparar a carne mais rapidamente do que a churrasqueira com carvão ou à lenha. São também mais seguras e é possível regular a potência da chama nos queimadores.

Já as churrasqueiras elétricas têm a enorme vantagem de não precisarem de uma saída de ar, pois não emitem muita fumaça. Porém, é preciso atentar-se à potência do equipamento na hora de comprar: quanto maior a potência melhor ela grelhará a carne.

Mas e aí? Qual o melhor equipamento para minha necessidade?

A primeira coisa a considerar é qual a especialidade do seu negócio. Estabelecimentos com foco lanches mais básicos estilo fast-food tem necessidades diferentes de uma hamburgueria focada em lanches artesanais, com maior valor agregado.

No geral os equipamentos citados, funcionam de forma semelhante, entretanto o resultado pode ser diferente. Vamos o clássico hambúrguer como exemplo para entendermos melhor.

Ao preparar um hambúrguer na chapa, você obterá um resultado bem similar ao que teria preparando-o numa frigideira. E como a chapa é bem maior, você pode preparar vários hambúrgueres de uma só vez.

Já ao preparar o mesmo hambúrguer numa churrasqueira você obterá uma carne defumada, com mais sabor devido ao processo. Porém, deverá preparar um hambúrguer mais alto — não aquele fininho feito na chapa, além de normalmente não ter muito espaço, pois as churrasqueiras são menores.

Com o char broiler você terá um hambúrguer semelhante ao preparado na churrasqueira, mas provavelmente ele será feito mais rapidamente.

Ou seja, a chapa é, em geral, indispensável em uma hamburgueria. A escolha do algo a mais fica entre o char broiler e a churrasqueira, sendo que o primeiro é muito mais viável para ambientes internos e com espaço limitado.

Esperamos que com essas dicas seja mais fácil escolher a versão que melhor se adapta a sua necessidade, de qualquer forma podemos entregar o produto que você precisa, além de termos profissionais capacitados para auxiliar nesta escolha!

Conte conosco!!! Venha nos visitar!

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários ou nos envie um e-mail, que teremos o maior prazer em respondê-los.

vendas@palaciodasbalancas.com.br ou Whatsapp (19) 98136-3870.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/palaciodasbalanc/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 3783