Estratégias de marketing para padarias: como atrair, engajar e converter clientes

Faz sentido para um segmento tão tradicional quanto o de panificação investir em estratégias digitais ou os antigos modelos de comunicação continuam sendo eficientes para este nicho? Essa foi uma das dúvidas que nos orientou a pesquisar sobre o assunto.

Para muitos, o mercado de padarias ainda está muito atrasado no que se refere ao universo digital. Os empresários de panificação demoraram a perceber que o caminho da construção da marca e do relacionamento com o cliente pode ampliar os ganhos do negócio – é comum pensar que os restaurantes, estão vários passos à frente das padarias, por exemplo.

Os donos de padaria ainda estão muito envolvidos na operação, na cozinha ou no caixa e deixam de olhar para o negócio de forma mais estratégica. Segundo especialistas no setor “O primeiro passo é a conscientização de que o marketing para padarias é essencial hoje em dia para o negócio. Quem está fora, está perdendo cliente para a concorrência. Ainda estão presos na panfletagem, na faixa na porta da padaria, como era comunicação das panificações antigamente.”

Marketing focado

No passado, as padarias eram conhecidas pelo nome do dono. Mas hoje a realidade é outra. É preciso focar no marketing para padarias. É preciso estar dentro das telas para estar perto das pessoas. Essa aproximação e esse vínculo são muito verdadeiros. Lembrando no entanto, que não há marketing bem-sucedido se o produto não for bom.

Como armas para essa aproximação, apontamos Instagram, Facebook, Youtube e Google como “vitrines” essenciais para o desenvolvimento de marketing digital para padarias. Cada uma com suas características e com objetivos complementares entre si, elas demandam estratégias específicas para atender aos três pilares do marketing na internet: atrairengajar e converter.

Podemos  refletir que a padaria que não tem Instagram está morta. O Google, única mídia invertida, em que é o público que vai atrás do negócio, também é fundamental. Negócios de alimentação precisam estar no Google Meu Negócio. Já o YouTube é pura geração de conteúdo, não é venda. E demanda a presença de um especialista à frente do canal, que tenha potencial para se transformar em autoridade digital.

Conhecendo os clientes

As redes sociais também permitem conhecer melhor o comportamento e os hábitos de consumo do cliente. Um exemplo são as possibilidades de interação do Stories do Instagram, como enquete e caixa de perguntas, mecanismos úteis que estão na palma da mão.

O especialista em marketing para padarias lembra que postar de forma aleatória, sem legenda, sem explicações, sem regularidade ou encadeamento lógico e só tentando vender os produtos não surte efeito algum além de cansar e afastar os seguidores. É preciso ter um planejamento para as postagens, uma estratégia coordenada envolvendo as várias redes e extraindo o melhor de cada uma. “Às vezes você está com uma Ferrari na mão e só anda em primeira marcha, que, no caso do Instagram, seria o equivalente a ficar apenas postando no feed”, explica.

Fortalecimento da marca

A definição do DNA do negócio é ponto fundamental para o desenvolvimento do marketing para padarias. É preciso determinar as características principais da empresa: o que é, onde está localizada, quem ela busca atender, quais produtos vai desenvolver, de que forma quer se diferenciar, que necessidades pretende atender.

Essas respostas ajudam o empresário a escolher seu modelo de negócio e o marketing a criar estratégias coerentes com essa identidade e voltada ao público que podem consumir com você. O marketing para padarias muda a forma de pensar do marketing tradicional. Para se conectar com as pessoas, é preciso ser verdadeiro. Não pode mostrar produtos que não tem, falar de valores que não possui. Os consumidores percebem quando não é real. Tudo tem que ser o mais real e transparente possível.

Por exemplo: comida envolve sentimentos. Quando você conta a história do panetone, de uma bolachinha, de um bolo, você transporta sua audiência para algum lugar especial em sua memória afetiva. Por isso, falar em construção de relação é diferente de falar de vendas. “Quando você tira a venda da jogada e coloca a emoção no lugar, tudo muda”, garante especialista em marketing. “O cliente adora ver como os produtos são feitos, existe uma curiosidade em relação aos bastidores. Vejo muito empresário com dúvida sobre postar ou não receita. Entrega a receita. Ensina o cliente a fazer. Ele vai se engajar totalmente com você. Criar um vínculo emocional com a marca”, orienta.

Digital Influencers

Lembrando que ser verdadeiro e real também vale para a contratação de influenciadores ou micro influenciadores que irão divulgar e representar a marca. É fundamental que haja alinhamento de propósito no marketing para padarias. Não pode se pensar em encomendar o discurso do influenciador. Pedir pra ele elogiar sua torta de morango, por exemplo. O ideal é abrir toda a sua loja e dizer pra ele provar o que quiser e dar sua opinião real, indicando o que quiser. Dessa forma, natural e espontânea, a audiência dele vai se conectar mais facilmente ao seu negócio.

Migração para rede “íntima”

Para encerrar, vemos a importância de, em determinado momento da jornada, trazer o seguidor do Instagram e do Facebook para uma rede mais íntima para gerar a conversão. A migração para o WhatsApp Business é uma possibilidade interessante, porque permite ao empresário filtrar as preferências do cliente e fazer os pedidos por este canal, além de manter o histórico e sempre que possível comunicar através dessa ferramenta gratuita e rápida.

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